Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de março de 2014

DIÁRIO DE CLASSE 1, Cozinha de Terroir 1 e Garde Manger

Aula do dia 25 de fevereiro
FRANÇA
Nesta aula houve a apresentação da disciplina, com ênfase em tópicos importantes, como a definição do termo terroir "determinado pedaço de terra com aptidões específicas agrículas". Pot-au-feu "panela de fogo" prato tradicional desde aproximadamente 1500.
Curiosidades sobre a história gastronomica da França, que repercutiu em todo mundo. Nesta época na França não havia talheres, somente depois da união de Catarina de Médice (italiana) e Henrique II, que a França conheceu o requinte em suas refeições, os talheres e copos que Catarina levou da Itália para França, e que era de uso exclusive dos nobres.
Também somente pelo ano de 1600 é que chega o prato razo; até então para a maioria das pessoas fazia suas refeições em cumbucas com o auxílio de pedaços de pão para se alimentar.
Após começa o surgimento dos grandes chef's de cozinha, Careme- grande chef francês (1700) era o cozinheiro dos Reis e grande confeiteiro. Escoffier- (1900) cozinheiro dos burgueses, elaborou o menu do Titanic, ápice da cozinha francesa clássica que é a cozinha que vem dos palácios e não é regional.
Nouvelle cuisine, Paul Bocuse, Joel Robuchon, irmãos Troisgros, nos anos de 1970 revolucionaram a cozinha Francesa, valorizando o terroir.
Outra palavra que começa a ganhar peso é a Bistronomia, pois é definida como uma cozinha de comidas regional, pratos com menu do dia, poucas mesas corte de custos e poucos funcionários.
Nesta aula também houve a definição dos grupos para a pesquisa sobre as regiões da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário