Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de abril de 2014

DIÁRIO DE CLASSE 14




Aula do dia 25 de abril:
 
MERCADO PÚBLICO, Hoje a turma 29 se encontrou no Mercado Público de Porto Alegre, para executar uma tarefa ótima, aliás um desafio;   No qual foi proposto a compra de insumos para realizar o equivalente à duas porções de: Entrada, Prato Principal e Sobremesa, com a quantia de   R$ 40,00.
     
Foi ótimo, com essa atividade podemos avaliar nossa capacidade de improviso, diante de situações inesperadas como a falta de certos insumos... nossa criatividade, e é claro nosso poder de economia  administrando o $ que se tem em caixa!  
 
 Esse preparos serão realizados na próxima aula terça-feira (29/04/14), será uma avaliação em duplas!
 
 
*** Dicas: O Mercado Público de POA, é uma das principais opções para o consumidor que procura: produtos diferenciados, grande variedade, qualidade, ótimo atendimento e é claro preços baixos.
Com uma enorme variedade de Bancas que vão de fiambrerias, bombonieres, fruteiras, açogues, peixarias, sorveteria, restaurantes, e até floras, você pode passar horas conhecendo, comprando produtos ou simplesmente uma passada rápida na Banca 40 (uma das minhas favoritas!) para se deliciar com a mistura mais famosa: Sorvete alada de frutas e nata batida, a "Bomba Royal".
 
 
 
 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

DIÁRIO DE CLASSE 13

Aula do dia 22 de abril;

Paris, Paris, Paris!!! A cidade da cultura do "comer bem" esta se democratizando, com o surgimento dos bistrôs a boa mesa fica acessível à todos e não mais elitizado.  Símbolo da bistronomia, deixa de lado a sofisticação o requinte, mas mantém suas técnicas de preparo.  Eliminando extensos cardápios, mas sempre se estendendo em sabor!  Paris representa tudo isso, pois sua cozinha abrange toda a França, em uma unificação. 
Os preparos escolhidos foram: *Crepe Suzette, sobremesa desde a época de Luis XIV (Rei Sol) recheado com liquor de laranja. *Pomme de terres frites, batatas extremamente saborosas, que são levadas ao forno para criarem crocância. *Entrecot com molho de pimenta. *Rim ao molho de pimenta e Dijon.



DIÁRIO DE CLASSE 12

Aula do dia 11 de abril:

Hoje "viajamos" para Alsace et Lorraine - FR, uma região situada as margens do Rio Reno à leste, e a Cordilheira de Vosges à oeste, o que caracteriza uma região que tem uma cultura híbrida muito forte, e uma influência alemã marcante.
Ficam claras as diferenças na gastronomia pela influência de seu terroir.  Uma região com grande consume de suínos.
Os preparos foram:* Quiche Lorraine, deliciosa com muito bacon e queijo.*  Madeleines, um "biscoito" de textura leve e suave, quase derrete na boca, levemente aromatizado com limão.* Omelete Nancy, sem nenhuma coloração no ovos. * Rôti de porc aux Quetsches, pernil de porco regado à ameixa sauce.


 
 
 
 
 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

DIÁRIO DE CLASSE 11

Aula do dia 8 de abril:

     Nesta aula representamos um pouco da região Bretanha e Normandia FR, onde tem características muito forte do mar, ou seja abundância de peixes e frutos do mar.  Ao mesmo tempo temos um lado camponês muito forte, com uma produção de laticínios, sendo assim, muitos de seus preparos são a base de manteiga, creme de leite, especiarias, sempre usando vinho para aromatizar tantas delícias!
     Eram quarto Kits de ingredientes, 
     * Primeiro preparo foi um Filé de peixe, lagosta, mexilhões com cogumelos e creme de leite, utilizando o método poche.
     * Segundo preparo, carré de cordeiro, cebola, ervas frescas, couscous marroquino, utilizando o método de grelhar. Utilizando de técnicas para a limpeza e cocção do carré, potencialização de sabor do couscous.
     * Terceiro preparo, endiva, leite, manteiga, farinha de trigo, presunto e queijo. Foi realizado um branqueamento da endiva (inteira) em água com um pouco de suco de limão, sal e açúcar; Depois foi envolta por fatias de presunto, e levado para gratinar em um recipiente refratário coberto por molho Béchamel e queijo.
      * Quarto preparo, maçãs, massa folhada, açúcar e manteiga; uma torta de maçãs Upside down, um preparo extremamente simples, super gostoso e rico em aroma, iniciado por uma caramelização das maçãs, depois a colocação da massa folhada e sua finalização é no forno. (Obs.: esta receita original é feita com a massa Brisée, pois esta interage melhor com o caramelo)




sábado, 5 de abril de 2014

DIÁRIO DE CLASSE 10

Aula do dia 4 de abril,

     Em comemoração dos 10 anos do Curso de Gastronomia da Unisinos, tivemos o grande privilégio de presenciar a palestra do Chef Laurent Suaudeau.
     Em um espaço curto de tempo, ficou claro a importância e influência que o Chef tem mundialmente e especialmente aqui no Brasil.
     Um homem sensível e de personalidade forte passou um pouco dos seus valores e experiências.   Ele citou que a cozinha da França tem relação cultural, religiosa, por isso é tão enraizada, mantendo suas origems;  que a cultura francesa baseia-se em três palavaras: por que, para que e como.  
     Ele também disse que cozinhar é um processo de reflexão onde expressamos nossa cultura, expondo quem somos, "nossa mão é a extensão de nossa cabeça"! Da importância de se fazer uma reflexão presene no momento que vamos cozinhar; do respeito que temos que com o alimento; da importância de termos bem presentes as bases da cozinha, "alimento é vida".
     Ótimo quando ele enfatizou que o cozinheiro não tem que se preocupar somente com a decoração dos pratos para fotos, e sim realmente estar ligado com seus processos e insumos, pois o resto é consequência... como reconhecimento e fama.
     Também mencionou um dos seus grandes enfoques relacionados ao Brasil, na questão de melhoria dos insumos, uma melhor produção de nossos alimentos, que temos que fazer uma cozinha regional com produtos da nossa terra, sabendo dar refinamento- Achei incrível, tão simples, mas ao mesmo tempo complexo... a idéia de refinar o trivial é demais, e requer muito conhecimento e bom gosto, para que a combinação simples e chic saia na medida certa!
     "O cozinheiro é o embaixador da paz, respeitando o alimento" ...
     Muito bom para que  façamos uma reflexão!

DIÁRIO DE CLASSE 9

Aula do dia 1 de abril,

     Região Rhone Alpes - França.
     Nesta aula representamos um pouquinho desta região, que tem cozinha de montanha com preparos regionais e também peixes de água doce como um dos principais ingredientes.
     Realizamos Poulet de Bresse à la Crême : preparo com a coxa e sobre-coxa de galinha caipira, que depois de cozido é feito um molho com a redução do caldo da galinha, acrescido de creme de leite, gema de ovos e outros temperos; a apresentação deste prato tem uma coloração caramelo dourado, é muito bonito e gostoso.  Grenovilles à la Douphinoise : este preparo tem como base pernas de rã, que foram devidamente temperadas e empanadas para a sua fritura, acompanhadas de uma manteiga temperada; o sabor da rã fica extremamente potencializado.  Para acompanhar, batatas com creme de leite que foram laminadas e levadas para gratinar, muito delicioso!  Gâteau aux Noix de Grenoble : receita de bolo à base de nozes, com suco e raspas de limão que dá um toque fundamental neste preparo, não deixando que fique um sabor muito doce, e sim equilibrado.
     Depois que todos os grupos finalizaram as tarefas, todos confraternizamos ao redor da mesa com uma agrádavel degustação, na qual todos avaliaram os preparos de maneira crítica e tranquila, sabendo avaliar os pontos que deixaram a desejar e os positivos.