Powered By Blogger

sábado, 5 de abril de 2014

DIÁRIO DE CLASSE 10

Aula do dia 4 de abril,

     Em comemoração dos 10 anos do Curso de Gastronomia da Unisinos, tivemos o grande privilégio de presenciar a palestra do Chef Laurent Suaudeau.
     Em um espaço curto de tempo, ficou claro a importância e influência que o Chef tem mundialmente e especialmente aqui no Brasil.
     Um homem sensível e de personalidade forte passou um pouco dos seus valores e experiências.   Ele citou que a cozinha da França tem relação cultural, religiosa, por isso é tão enraizada, mantendo suas origems;  que a cultura francesa baseia-se em três palavaras: por que, para que e como.  
     Ele também disse que cozinhar é um processo de reflexão onde expressamos nossa cultura, expondo quem somos, "nossa mão é a extensão de nossa cabeça"! Da importância de se fazer uma reflexão presene no momento que vamos cozinhar; do respeito que temos que com o alimento; da importância de termos bem presentes as bases da cozinha, "alimento é vida".
     Ótimo quando ele enfatizou que o cozinheiro não tem que se preocupar somente com a decoração dos pratos para fotos, e sim realmente estar ligado com seus processos e insumos, pois o resto é consequência... como reconhecimento e fama.
     Também mencionou um dos seus grandes enfoques relacionados ao Brasil, na questão de melhoria dos insumos, uma melhor produção de nossos alimentos, que temos que fazer uma cozinha regional com produtos da nossa terra, sabendo dar refinamento- Achei incrível, tão simples, mas ao mesmo tempo complexo... a idéia de refinar o trivial é demais, e requer muito conhecimento e bom gosto, para que a combinação simples e chic saia na medida certa!
     "O cozinheiro é o embaixador da paz, respeitando o alimento" ...
     Muito bom para que  façamos uma reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário